Audiometria

A especialidade
O exame de audiometria é indicado para pacientes com suspeita de perda auditiva ou que sofrem traumas, como tímpano rompido, infecções no ouvido ou exposição excessiva a ruídos muito altos. Quem possui histórico familiar de perda auditiva também deve realizar o exame como medida preventiva.
​
Existem dois tipos de exame de audiometria: a tonal e a vocal. Saiba mais sobre eles!
​
Audiometria tonal: avalia o grau de audição do paciente em relação a sons emitidos em diversas frequências. Pode ser realizado por via aérea comum ou por via óssea.
​
Audiometria vocal: avalia a capacidade que o paciente possui para entender a voz humana. O examinador emite sons orais para que paciente demonstre sua percepção e compreensão da fala.
Como é feito o exame de audiometria?
​
No exame de audiometria tonal, o paciente é colocado em uma cabine acústica, que impede a entrada de sons ambientes e possui uma placa de vidro pela qual o examinador e o paciente ficarão em contato visual.
​
O paciente deve, então, colocar um fone de ouvido de alta precisão. Em seguida, o médico responsável irá emitir sons em diferentes decibéis para que o paciente possa dar sua resposta sobre cada som emitido.
​
Já no exame de audiometria vocal, paciente examinado deve repetir as palavras ditas pelo examinador.